Mario vs. Donkey Kong – Tipping Stars

By | 19/03/2015

Um dos principais lançamentos de games do mês aconteceu no dia cinco de março pela Nintendo. A empresa resolveu reativar dois dos personagens mais marcantes, famosos e conhecidos do público na história dos video games através da franquia Mario versus Donkey Kong, em um jogo de subtítulo “Tipping Stars”, que em bom português significa algo como “dando gorjetas com estrelas”, para estrear sua série de quebra cabeças para o Nintendo Wii U.

O lançamento se trata de um puzzled platformer hybrid, um híbrido de plataformas com quebra cabeças em que Mario e Donkey Kong são transformados em pequenos bonecos de brinquedo que precisam percorrer um cenário formado por caminhos intercalados por buracos. Se o personagem cair no buraco, bem, você sabe o que acontece. O objetivo nesta etapa é conseguir conectar os caminhos com diferentes objetos afim de permitir a travessia dos buracos sem cair.

A grande inovação do game é a possibilidade de criar novas fases e projetar os obstáculos e desafios a serem superados por Mario e Donkey em uma ferramenta inédita de edição de cenários. Como alguns já sabem e outros podem imaginar (considerando o título do jogo) dar gorjetas com estrelas é um dos propósitos principais da novidade da Nintendo. Mas onde dar as gorjetas e para quem? Bem, isso está ligado a novidade recém citada… Além de criar novas fases para jogar, você pode compartilhá-las na internet com outros usuários para que eles possam jogá-las e votar nelas dando estrelas que depois poderão ser usadas para comprar novos objetos para montar os seus cenários. Você, é claro, também pode baixar as fases de outros usuários. Com isso a Nintendo obtém sucesso em criar um jogo com possibilidades ilimitadas de fases a serem jogadas, ou seja: o jogo continua excitante por muito mais tempo para o usuário.

Criando novas fasesA Nintendo também inova ao lançar a sua primeira experiência com Cross Buy, o método de venda que permite comprar o jogo para mais de um device com uma só compra. Neste caso a compra de Mario vs Donkey Kong – Tipping Stars para o console Nintendo 3DS (por cerca de 20 dólares) gera também um código que permite fazer o download do mesmo jogo em seu Wii U, o que representa uma quebra gigantesca de paradigmas na história da Nintendo e revela intenções da produtora de jogos em renovar o modo como comercializa seus jogos (lembrando que há pouco tempo a empresa fechou sua filial no Brasil devido a decisões estratégicas de reposicionamento no mercado Latino Americano). As duas plataformas citadas acima, por sinal, são as únicas em que será possível aproveitar o jogo.

O demo para Mario versus Donkey Kong – Tipping Stars foi revelado pela Nintendo em março do ano passado na Game Developers Confere para mostrar a nova Web Framework da Nintendo, um conjunto de ferramentas para desenvolvedores fazerem jogos para Wii U utilizando linguagens simplificadas de programação, como o HTML5, por exemplo. Mais tarde, em uma apresentação por vídeo durante o Digital Event da Pre-Eletronic Entertainment Expo 2014 o jogo teve o lançamento confirmado para 2015.

Em janeiro deste ano a Nintendo anunciou o título final e a data oficial de lançamento, que finalmente ocorreu neste mês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *