PS4 Freezer: dicas para seu PS4 não aquecer muito.

By | 19/03/2015

Usar o console em pé ou deitado? Adianta colocar sobre um cooler para notebook, ou eu vou ter que por meu Play Station 4 no refrigerador / freezer para conseguir utilizar numa boa? Quem nunca pensou em formas esquisitas e mirabolantes de conseguir evitar que o PS4 esquentasse ou de resfriar o console? Bem, de todas as alternativas apresentadas acima, talvez só a da geladeira tenha algum potencial real de solucionar o seu problema.

Cooler para PS4E quando a gente começa a pensar que o PS4 está esquentando por algum defeito? Ou porque tem algum diferença entre as versões de console compradas da Europa das versões Canadenses, Americanas ou Mexicanas? Fica tranquilo, relaxa, respira fundo e tira isso da cabeça. As versões são iguais e independem do local de fabricação. O fato é que é extremamente normal que o PS4 esquente, qualquer console esquenta (ok, talvez com exceção para o Nintendo Wii, aquela engenhosa criação tem poder de cooler suficiente para resfriar o processador sob quase qualquer carga de uso ou tipo de influência externa sob a temperatura), aliás, é normal que qualquer eletrônico esquente quando utilizado por muito tempo. Mas o que podemos fazer para evitar que o aquecimento cresça demais?

Abaixo você confere 7 dicas que reunimos:

1. NÃO ENCOSTE O CONSOLE NA PAREDE: O PS4 tem quase 100% das saídas de ar na parte traseira, é por isso que, no manual, a Sony indica que se deve deixar pelo menos 10 centímetros de distância entre a parte traseira do console e qualquer tipo de obstrução.

2. NÃO COLOQUE OBJETOS SOBRE O CONSOLE: Livros, cadernos, bugigangas em geral absorvem e conservam calor, portanto evitam que o calor gerado pelo processador e jogado para fora pelos coolers deixe o local. Assim o calor vai acumulando e aumentando aos poucos.

3. NÃO DEIXE O CONSOLE PERTO DE OUTROS ELETRÔNICOS: Se deixá-lo perto de outros objetos já acumula calor, imagine deixá-lo perto de outros eletrônicos que também esquentam. Você estará criando uma sauna para seu console. Ou seja: Nada de colocar o monitor, outro console, celulares ou CPUs em cima do console.

4. MANTENHA O CONSOLE EM AMBIENTE ABERTO: Muita gente encaixa o console em pequenos nichos em estantes, o que limita a circulação de ar. Se você o utiliza muito, prefira deixá-lo sobre um ambiente mais arejado: em cima da mesa, por exemplo. Também não o coloque sobre superfícies com tecidos, prefira deixá-lo sobre superfícies lisas como madeira e vidro.

5. MANTENHA O CONSOLE LIMPO: Poeira e sujeira podem entrar no console e se acumular nas ventoinhas do cooler, o que dificulta o trabalho de resfriamento. Tenha sempre uma flanela por perto para tirar o pó tanto do console quanto do ambiente onde ele está.

6. NÃO ENROLE OS FIOS DO APARELHO: Se você embola todos os fios atrás do aparelho isso dificulta a saída de ar. Se precisar embolar os fios, faça isso com pelo menos os 10 centímetros de distância das saídas de ar, como recomenda o manual.

7. EVITE COLAR ADESIVOS: O papel ou plástico junto com a cola dos adesivos pode agir assim como os objetos muito próximos e conservar mais calor junto ao console. Se você está fazendo tudo isso e ainda assim o seu console estiver aquecendo é provável que uma das situações abaixo esteja ocorrendo:

1. O ambiente em que o console está instalado é muito quente, tipo quando você vive em uma cidade cujas temperaturas ultrapassem os 30o constantemente. Nestes casos o ideal é instalar o console no cômodo mais arejado / que pegue menos sol da casa.

2. A fiação elétrica da sua casa é muito antiga ou tem algum problema: neste caso você provavelmente vai notar que gasta mais energia do que o normal ou que outros aparelhos também aquecem demais quando são muito usado (seu PC, por exemplo). Para estas duas situações o que é possível fazer é: Ligar o ar condicionado do ambiente onde fica o console, direcionar o ventilador para a parte da frente do console, ou arriscar a compra de um cooler adicional. Há alguns modelos disponíveis no mercado que podem ser encaixados na parte de trás do console e ajudam a tirar o ar quente de dentro do aparelho.

Se nada adiantar, aí pode ser que o aparelho tenha algum problema. ̄\_(ツ)_/ ̄

Category: PS4

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *