Resident Evil Revelations 2 – Episódio 2 – PC, PS4, XOne, PS3, X360

By | 19/03/2015

O novo jogo da Capcom para Resident Evil Revelations saiu há algumas semanas e já passou do segundo episódio. Depois de um começo bom, mas não tão empolgante, fornecido pelo primeiro episódio o segundo, chamado de “Contemplation” (contemplação, em português), vem para solucionar um grande suspense em aberto. O jogo ganha novo ritmo neste episódio e traz momentos desesperadores que deixam o primeiro episódio parecendo fichinha batida. Aparecem novos inimigos, muito mais difíceis de derrotar e chefões que oferecem verdadeiros ralis antes de serem derrotados, melhorando progressivamente a narrativa.

A temática de decoração de cenários é inovada a partir do segundo episódio. A partir dele os jogadores podem começar a explorar vilas abandonadas e cidades fantasmas que colaboram com o estímulo a um clima de tensão formado por ambientes apertados, induzindo a uma sensação de quase claustrofobia, que dão menos espaço para elaborar estratégias de fuga ou esconderijos no caso de tudo ir por um caminho mais difícil.

Resident Evil Revelations 2No episódio Claire e Moira encontram sobreviventes da Terra Salve e juntos eles fogem para uma pequena vila no meio de uma floresta. Ali pontos importantes serão revelados. Neste momento algumas cenas darão maior noção sobre a personalidade e a profundidade individual de cada personagem, em especial para Moira. O plot principal do game passa a tomar forma e com isso os desafios vão melhorando. O ponto fraco neste ponto é o visual das criaturas: um tanto quanto genérico e sem graça, mas há muitos momentos em que o jogador se vê cercado por muitos inimigos com pouca munição, o que estimula a aprendizagem das habilidades peculiares a cada personagem (como o pé de cabra de Moira) e deixa o clima um pouco mais tenso e caótico, embora não menos excitante.

Em algumas sequências mal dá tempo de respirar entre uma leva e outra de inimigos, sem deixar nada parecendo apressado demais como costumavam ser em Resident Evil 5 e 6. Aliás, como falamos em pouca munição, enfrentar o chefão principal é bastante difícil e tende a custar praticamente todas a munição, além de exigir a formulação de uma sólida estratégia. SPOILER ALERT: Em geral o que funciona é deixar Moira como isca e atacar o máximo possível com Claire executando os ataques. Natália, uma garotinha encontrada por Barry, um personagem do episódio anterior, oferece opções e formas para se lidar com os inimigos e acaba se tornando crucial para a sobrevivência quando um tipo novo de monstro, perigoso e invisível acaba cruzando o caminho da dos personagens. O poder de Natália é a única coisa que pode identificar estes monstros, ou seja: o jogador vai precisar ser orientado pela garota ou recebendo dicas que indicam que o monstro está se aproximando ou que ele deve atirar para a direita, esquerda ou até mesmo para o alto ou alternando a perspectiva para visualizar qual o lado pelo qual a criatura está se aproximando.

residentevilrevelations2

Em muitas áreas a movimentação chega a ser limitada, principalmente em corredores estreitos e escadarias pequenas. Estes recursos tornam bastante difícil lidar com as criaturas invisíveis já que além de não as poder enxergar, elas freqüentemente atrapalham a visão do jogador e deixam a imagem da tela embaçada.

De forma geral o episódio 2 traz uma considerável evolução na qualidade de jogo em comparação com o primeiro capítulo. Exige mais estratégia, mais cooperação e coordenação entre as duplas de jogo. Desafios em ritmo mais intensos apresentam uma medida certeira entre ação e sobrevivência, o que deixa o enredo mais interessante, além do trabalho mais aprofundado sobre os personagens, que mostram mais detalhes interessantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *